quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dan Graham-Inhotim

/\inhotim






Dan Graham é um escultor Norte-Americano, os seus objetos artísticos em vidro e espelho permitem entrar neles, sair, estar. São uma espécie de vazio presente, reflexo e translucidez do observador. Olhamos para o objeto, estamos a olhar para nós e para o que está à nossa volta, estamos a olhar para quem está do outro lado e para quem está dentro, fora e no meio. Podemos entrar e brincar lá dentro, nunca sabemos se estamos dentro ou fora.

Nasceu em Urbana em 1942. Vive e trabalha em Nova York, Estados Unidos.
Dan Graham já foi galerista, escritor, teórico, fotógrafo, videoartista e arquiteto. No final da década de 1960, entrou em contato com trabalhos de artistas minimalistas como Dan Flavin e Sol LeWitt e começou sua produção artística.

Dan Graham tem trabalhos que se filiam mais à arte conceitual, como os "Schemes" nos quais, numa folha em branco, o artista escreve e enumera características de um texto: número de palavras, de letras, de páginas.

O artista sempre teve uma produção que desestabiliza as categorias tradicionais da arte. Na década de 1980, realizou importantes trabalhos entre a arquitetura e a escultura. São pavilhões que podem ficar do lado de fora de galerias ou museus, em contato direto com o mundo. Estes trabalhos estabelecem um jogo entre interior e exterior ao escolher materiais como vidros e espelhos que ora possibilitam a visão de quem está de fora, ora de quem está de dentro. Da arquitetura, conservam a preocupação com a inserção no espaço público e a interação com as pessoas, das esculturas, o rigor formal e os materiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário